Guia definitivo sobre clareamento dentário: tipos, indicações e cuidados.

29/03/2023

Um sorriso brilhante e radiante é o sonho de muitas pessoas, por isso, não é surpresa que o clareamento dental seja um dos tratamentos mais populares na odontologia estética. Existem diferentes tipos de clareamento dentário, cada um com suas indicações e cuidados específicos.

O clareamento caseiro é o mais conhecido e pode ser feito em casa com a utilização de um moldeira e um gel clareador. Já o clareamento a laser é realizado em consultório, com a utilização de um gel com peróxido de hidrogênio ativado pelo laser. Outra opção é o clareamento de consultório, em que o gel clareador é aplicado diretamente nos dentes em consultório, sem a necessidade de luzes ou laser.

Mas qual é o tipo de clareamento mais eficaz? Na verdade, a eficácia depende do caso específico de cada paciente, do tipo de mancha que o dente apresenta e da intensidade do clareamento que se deseja. Por isso, é importante consultar um dentista para entender as suas opções e escolher o tratamento mais adequado às suas necessidades.

Indicações e cuidados:

O clareamento dental é indicado para pessoas com manchas nos dentes causadas por fatores como envelhecimento, consumo de alimentos e bebidas pigmentadas, tabagismo, entre outros. O clareamento não é indicado para gestantes, lactantes, menores de 16 anos e pessoas com sensibilidade dentária ou lesões dentárias.

Em relação aos cuidados, é importante seguir as orientações do dentista, como evitar alimentos e bebidas pigmentados (café, chá, vinho tinto, refrigerantes), não fumar, e manter uma boa higiene bucal. Durante o processo de clareamento, é possível que ocorra sensibilidade dentária e irritação nas gengivas, por isso é importante utilizar produtos específicos indicados pelo dentista para ajudar a controlar esses desconfortos.

Manutenção e duração do clareamento:

Após a realização do clareamento, é importante manter uma rotina de cuidados para que o resultado dure mais. Isso inclui evitar alimentos e bebidas pigmentados, manter a higiene bucal, fazer visitas regulares ao dentista e fazer uma nova aplicação do gel clareador de manutenção, geralmente a cada seis meses.

Caso os dentes voltem a escurecer, é possível fazer um novo clareamento com os mesmos tipos de tratamento, mas é importante avaliar se essa é a melhor opção para cada caso específico.

O clareamento dental é uma excelente opção para quem deseja ter um sorriso mais brilhante e radiante. É importante seguir os cuidados e orientações do dentista para obter um resultado satisfatório e duradouro. Agende uma consulta com nosso profissional dentista para saber qual é o melhor tipo de clareamento para você!

© 2017, Rio de Janeiro - RJ
Powered by Webnode
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started